9 de abril de 2017

Crítica ao reboot de Ben 10

Essa postagem será um pouquinho diferente: criticarei a nova versão de Ben 10 (lançada em 2016 na Austrália e na Ásia, e esse ano nos Estados Unidos e na América Latina).


Antes de escrever isso, pesquisei um pouco sobre a opinião das outras pessoas a respeito da animação. E, bom, de 100 comentários, 1 era positivo. É sério. Tá todo mundo julgando a animação de forma negativa. Mas, por quê?

Nos últimos tempos, a Cartoon Network tem trabalhado bastante com novas versões de animações (Liga da Justiça, Jovens Titãs em Ação e Meninas Superpoderosas), tornando-as mais infantis que suas versões originais. Era previsível que, uma hora ou outra, chegaria a vez da aclamada franquia criada por Man of Action e produzida pela Cartoon Network Studios. E quando fora anunciada a realização deste projeto, o pessoal já começou a apontar dedos e dizer "Estragaram meu desenho". Isso é uma coisa normal. É normal recusarmos que estraguem algo que é nosso, algo que fora tão bom.

Não vou dizer que gostei da nova animação.  É, realmente, muito infantil: começando pelos traços, e a história, que é demasiado cômica. Não gostei nem um pouco de ambos os pontos. Mas, cara, é isso que tá funcionando ultimamente. É isso que você vê a criançada assistindo hoje em dia. Ou coisas até piores e mais infantis, como Galinha Pintadinha ou Peppa Pig. A época das animações de ação e heróis acabou. Essa foi a nossa época. É necessário que aceitemos que isso não é mais para a gente. E, o que podemos fazer? Bem, nada, mas, rezo para que as antigas animações maravilhosas da Liga da Justiça, e dos Jovens Titãs, e de Ben 10, fiquem guardadas para sempre num cantinho especial em nossas memórias!

Mas enfim... acho que deu para entender por que estão julgando o desenho. Agora, sem mais delongas, vamos para a avaliação:

Primeiramente, senti muita falta daquela introdução da animação. Aquele primeiro episódio em que o Ben encontra o Omnitrix e descobre como usar. Quando anunciaram um reboot da animação original, acreditei que refariam isto, só para mostrar a origem do herói. Pena. Isso é um enorme ponto negativo... a história não se explica. Como o desenho é destinado a crianças, provavelmente, elas nunca assistiram à animação original, e, consequentemente, não sabem tudo que rolou para ele conseguir o relógio. Tipo, essa animação é, basicamente, sobre um menino que tem um relógio que transforma-o em alienígena e salva pessoas utilizando esses "poderes". Faltou uma origem.

O segundo problema é: design. Eu citei isso anteriormente, e, realmente, eu odiei esses novos traços da animação, talvez tenha odiado até mais do que os traços de Ben 10: Omniverse (que também era uma péssima adaptação de Ben 10 [no quesito visual]). Eu penso que o visual de Ben 10 precisa de um toque mais... "anime". Sem contar que esses traços reforçam o fato de que essa animação é bem mais infantil. ODIEI o que fizeram com o Insectóide, sério, tá horrível.

R.I.P. Insectóide
Beloved hero
Gostei de terem adicionado o Ameaça Aquática entre os alienígenas. O resto é praticamente a mesma coisa da versão clássica: um ponto negativo. Acho que faltou isso... uma diversificação. Poderiam ter adicionado mais uns heróis de Força Alienígena, outros de Supremacia Alienígena, ou até mesmo criado alguns novos, isso enriqueceria mais ainda o grande universo de Ben 10. Afinal, isso é uma adaptação e não uma remasterização.

É bastante interessante que tenham transformado as aventuras de Ben em algo mais "episódico". Você não precisa assistir aos outros episódios para entender o que está acontecendo neste. Todo episódio tem seu próprio problema e conclusão. Isso é algo bom, em minha opinião.

Mas, bem, concluindo a postagem... minha nota para esse desenho é 5: não está péssimo mas poderia ser melhor.

Obrigado por ler até aqui. Sinta-se livre para comentar e dar a sua opinião.
Bye bye.
~O. Otávio

4 comentários:

  1. Respostas
    1. ......como assim ? o ben ta beijando homen ? eu não vi o desenho so vi osegins dos personagens. mas serio isso e mesmo uma pergunta o ben agora é gay ? Nossa entao esse deve ser outro ponto positivo olhando pela critica

      Excluir
  2. Eu gostei bastante do novo insectoide, o outro era muito feio, esse ensurrada é perfeito e espero que introduzam novos aliens como o besta, fantasmático etc

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante do novo insectoide, o outro era muito feio, esse ensurrada é perfeito e espero que introduzam novos aliens como o besta, fantasmático etc

    ResponderExcluir